Dicas e informações importantes para você:

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01. Corretor de imóveis é o único habilitado diante da lei

Antes de mais nada é interessante saber não só que a profissão de corretor de imóveis é regulamentada, como que, em todo o Brasil, ele é o único autorizado a intermediar transações imobiliárias. No entanto, quem pensa que essa é apenas uma questão de proteção da categoria, está, na verdade, deixando aspectos muito importantes de fora – entre eles a própria proteção do cliente, seja ele vendedor ou comprador. E é bastante simples entender porquê, basta fazer algumas perguntas. Além de o corretor estudar muito para ter seu registro e ter conhecimentos específicos, de quantos imóveis disponíveis uma pessoa fora do ramo pode ter conhecimento sem entrar em um site ou portal imobiliário? Quem garante que aquele imóvel está ou não dentro de uma faixa razoável de preço? Quem sabe calcular a possível valorização do imóvel nos próximos cinco anos? Quem conhece todos os trâmites dos financiamentos imobiliários? Quem conhece de perto e sabe como evitar todos os riscos de uma transação imobiliária? Esses são apenas alguns dos muitos aspectos que a lei visa garantir que o cliente tenha a melhor experiência de compra/venda e não seja enganado por pessoas de má fé sem conhecimento ou código de ética.

02. Ajudar o cliente é sempre o principal objetivo do corretor de imóveis

O principal objetivo de todo corretor de imóveis é ajudar o cliente a realizar o melhor negócio, apontando as melhores oportunidades e afastando-o das piores condições de pagamento. É ele por exemplo, quem dará as principais orientações sobre os financiamentos imobiliários e poderá ajudá-lo a tirar certidões e documentos necessários em todos os cartórios. O corretor de imóveis deve acompanhar o cliente desde a escolha dos imóveis a serem visitados até o pós-venda.

03. Confiança de estar fazendo o melhor negócio

Com a grande cartela de imóveis que o corretor tem disponível e seu conhecimento no mercado, ele é a pessoa mais habilitada a encontrar o imóvel que melhor atende às necessidades de cada cliente. É responsabilidade dele, também, averiguar toda a documentação e garantir que a transação seja regida pelos termos da legislação regente.

04. Disponibilidade de atendimento a qualquer hora

Outro ponto a favor da contratação de um corretor é que ele dispõe de total disponibilidade para atender um cliente. Isso significa que, até a concretização do negócio, o profissional estará à sua disposição. Dessa forma, vender imóvel torna-se uma tarefa mais ágil, com ações assertivas gerando mais resultados positivos.

05. Riscos de fazer negócio com pessoas não habilitadas

A inexperiência de determinados aspectos pode chegar a invalidar uma negociação que já parecia fechada. Pontos mal amarrados, falta de documentação ou cláusulas abusivas podem trazer prejuízos futuros, tanto materiais quanto emocionais. Para não cair nas mãos de pessoas de má fé, é fundamental avaliar se a imobiliária ou o corretor possuem Creci (registro no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis), se está constituída formalmente com CNPJ e se a imobiliária tem respaldo jurídico.

Porque a Silvia Modena tem conhecimento do setor imobiliário.

A Silvia Modena está sempre se atualizando em relação ao mercado imobiliário. Além disso, ela analisa e entende das mudanças que ocorrem no ramo de imóveis, ajudando na visão global do cenário e permitindo uma contribuição de qualidade para você. Atuando como uma consultora, está sempre bem informada, a fim de prestar um serviço diferenciado. Se você procura ser atendido por alguém que está atenta ao mercado, que conhece bem o seu produto e oferece o que há de melhor para o cliente, a Silvia Modena, é a corretora de imóveis que você estava procurando.

Porque a Silvia Modena tem habilidade de negociação.

A Silvia Modena tem um bom conhecimento do produto em questão, o que permite uma negociação com base em justificativas sólidas e convincentes. Argumentos respaldados por dados observados e expostos de maneira adequada ao comprador, é o que terá ao trabalhar com a Silvia para alugar ou vender um imóvel. Convencer o cliente a adquirir um imóvel é uma tarefa difícil, porém, quando se tem a certeza de que o imóvel à venda reúne todos os itens iniciais elencados pelo comprador — em relação a preço, localização, forma de financiamento, tamanho do imóvel e quantidade de cômodos — há uma possibilidade maior de se concretizar a venda. Por isso que a Silvia Modena realiza tantos negócios de sucesso.

Porque a Silvia Modena é dedicada e comprometida.

A Silvia Modena estuda a propriedade e as suas características — como facilidades oferecidas no local e itens que podem contribuir para a sua valorização. Além disso, também analisa o perfil dos clientes, conhecendo as suas reais necessidades para apresentar-lhes o imóvel certo e evitando agendar visitas que, muitas vezes, podem não render em negócios. Todas essas tarefas dependem de muito esforço. Dessa maneira, uma das principais características da Silvia Modena é a disposição para o trabalho. O esforço, aliado à persistência, é um diferencial que já traz muitas recompensas para os clientes da Silvia Modena.

Porque a Silvia Modena tem ética profissional.

Uma marca da Silvia Modena, sem dúvida, é a ética profissional. A maneira de conduzir as suas negociações e a transparência demonstrada aos vendedores e aos compradores, onde podem perceber a sua imparcialidade em relação ao negócio, evidenciam valores e princípios que são admirados pelos clientes. A Silvia Modena é conhecida por ser clientes por ter uma conduta correta, percebida no mercado imobiliário e valorizada por todos que estão envolvidos no cenário. Tenha como parceira de sucesso a Silvia Modena.

01. Pesquise o melhor imóvel com paciência.

Não tenha pressa para escolher o imóvel. Uma pesquisa mais ampla também possibilita melhor capacidade de barganha no valor do aluguel.

02. Identifique a sua condição financeira.

Veja se o valor do aluguel do imóvel escolhido, somado ao IPTU e ao condomínio – no caso de apartamentos –, não ultrapassam 30% do rendimento familiar.

03. Analise a situação do imóvel.

Pesquise se o locador é realmente o titular do imóvel. É possível ter a confirmação solicitando a matrícula do imóvel ou o contrato de compromisso de compra e venda.

04. Atente-se à documentação.

Para alugar um imóvel, o locatário precisa ser maior de idade – ter 18 anos ou mais – e deve apresentar na imobiliária o RG, o CPF e comprovantes de residência e de renda. No caso do funcionário público e do trabalhador com carteira assinada, a comprovação de renda pode ser feita por meio do demonstrativo de pagamento.

05. Escolha o imóvel que apresente a melhor garantia.

Em toda a locação, o proprietário do imóvel pode exigir apenas uma forma de garantia. Dentre as mais usuais no mercado, estão: o uso de fiador – que tem custo zero ao locatário, o depósito caução e o seguro fiança.

06. Faça a vistoria antes de pegar as chaves.

A vistoria visual, que identifica os defeitos a olho nu, deve ser feita antes da entrega das chaves. Mas, fique sempre atento: alguns contratos tendem a ser muito genéricos. Aconselha-se fazer a vistoria com uso de fotos e vídeos, identificando todos os furos na parede, riscos nos pisos e até problemas em fechaduras, portas e janelas.

07. Leia bem o contrato.

O contrato deve refletir toda a negociação entre locador e locatário, incluindo o tempo de permanência no imóvel e o laudo da vistoria de entrada. Durante o prazo estipulado para a duração do contrato, o proprietário não poderá reaver o imóvel alugado. Já o locatário poderá devolvê-lo pagando multa proporcional ao período de cumprimento do contrato.

08. Fique de olho nos reajustes e cobranças.

Por lei, o aluguel só pode sofrer reajuste anual, a fim de corrigir a inflação da moeda. Caso o aluguel esteja defasado, o locador, ou mesmo o próprio locatário, pode pedir a revisão a cada três anos. Neste caso, o ideal é que as partes cheguem a um consenso.

01. Cuide do jardim

Evite deixar o quintal parecer um depósito de mato e limpeza geral não só no interior, mas também na parte externa. Gaste tempo planejando e conservando o jardim. Isso atrai e valoriza o imóvel em si.

02. Tenha um ambiente clean

Não apenas nas paredes e nos móveis, manter uma decoração clean atrai compradores. O comprador precisa de uma base neutra. Importante, se o proprietário continuar morando no imóvel até a venda, o ideal é ajustar a decoração personalizada para que fique mais neutra. Isso significa tirar pôsteres, quadros, adesivos de parede e outros objetos que poluam visualmente o ambiente.

03. Organize as instalações elétricas e hidráulicas

Indispensável, a questão elétrica pode ser um problema ou qualidade de um imóvel. Investir em um projeto elétrico pode valorizar a venda. Por ser muito importante e perigoso, é necessário um planejamento, projeto e execução das melhorias. Após isso, a inspeção é a última etapa de segurança.

04. Instalações elétrica e hidráulica

Revisão completa da rede elétrica e hidráulica, ajuda a evitar imprevistos. Por isso, conserte qualquer vazamento ou infiltração.

05. Pintura leve

Pintar os cômodos com um tom off-white é a melhor escolha. Mantém o ambiente neutro e aumenta a sensação de amplitude. Tons mais quentes de branco (palha) são mais convidativos do que tons mais frios (branco neve).

ELETRODOMÉSTICOS EM INOX:

Os eletrodomésticos podem ser brancos, que são as cores mais clássicas, mas os mais recomendados são os de inox, que têm feito muito sucesso por deixarem o ambiente com um ar mais sofisticado. “A linha branca é sempre procurada, mas não tem uma pessoa que não goste dos eletrodomésticos em inox, que hoje em dia são os preferidos”, diz Silvia Modena.

MÓVEIS RETOS

A principal dica sobre as mobílias é apostar em móveis retos e fugir do estilo “rococó”, que seriam os móveis antigos, com curvas, ornamentos e motivos florais. Os móveis não devem ser muito pesados, nem carregados em cores e estilos.

Os sofás devem ser retos e ter assentos grandes para garantir maior conforto. A mesa também deve ser básica. “Uma mesa de madeira pode ser muito linda e chique, mas para o proprietário, outras pessoas podem não gostar”. As mesas mais recomendadas seriam as com tampo de vidro e com base cromada.

Sobre a cama, as do tipo box são as mais indicadas. Dê preferência às maiores camas que couberem no quarto, mas sem deixar o espaço apertado. Segundo Silvia Modena, as camas de tamanho “casal” não são mais tão usadas, por isso o ideal é que o tamanho seja no mínimo “queen”.

ESPELHOS:

Muito recomendados em projetos de decoração de pequenos ambientes, os espelhos dão a sensação de amplitude, por isso também podem ajudar muito na valorização do imóvel. No banheiro, a dica é usar um espelho que ocupe o espaço todo entre a pia e o teto. E na sala ou no quarto, uma das paredes pode ser espelhada por inteiro, não só para causar a sensação de que o cômodo é mais amplo, mas também mais sofisticado.

PUXADORES

Apesar da enorme variedade, para não ter erro, os puxadores devem ser cromados ou brancos. “Quanto mais clean, melhor”, sugere Silvia. Os box mais indicados são os de vidro temperado, com portas de correr.

Os vidros temperados possuem uma resistência cerca de quatro vezes maior do que a dos vidros comuns.

Ao se romper, seus estilhaços têm arestas menos pontiagudas, o que reduzi os riscos de acidentes graves.

Mantenha o imóvel o mais organizado, arejado e iluminado possível.

As pessoas respondem aos estímulos sensoriais de tudo aquilo a que estão expostas. Isso também acontece quando estão procurando uma nova casa ou investimento.

Por isso, prepare seu imóvel para interagir com os cinco sentidos dos possíveis compradores: visão, audição, olfato, tato e paladar. O seu imóvel precisa ser convidativo e acolhedor.

Silvia Modena indica que o imóvel seja “despersonalizado”, ou seja, com mínimas informações do proprietário atual, para que os possíveis compradores possam se projetar naquele ambiente.

No caso de imóveis vazio, Silvia indica que esteja limpo, desobstruído, com lâmpadas nos ambientes e água funcionando.

Regra de ouro pra sala: organização ao máximo e objetos ao mínimo.

Quando for preparar a sua casa para receber uma visita, certifique-se de manter as janelas abertas, o ambiente arejado e com boa iluminação.

Desligue a TV ou outros equipamentos eletrônicos para não tirar a atenção da visita.

A recomendação da Sílvia Modena para objetos pessoais e valiosos é que fiquem guardados, sem falar na limpeza e organização que devem ser prioridades.

Regra de ouro pro quarto: discrição máxima, exposição mínima.

Atenção para os quartos, que precisam estar arrumados, limpos, com as camas feitas, tudo em ordem. Guarde sapatos, roupas, acessórios, pertences pessoais. O ideal, segundo Silvia Modena, é deixar prateleiras, cômodas ou penteadeiras com o mínimo possível de objetos expostos.

O coração da casa precisa de cuidados especiais.
Dicas preciosas para sua cozinha agradar a todos.

A cozinha é uma das áreas mais importantes da casa. Cuide para tudo estar limpo e organizado. Isso inclui lixeiras, chão, móveis, coifas e exaustores.

Guarde as louças, eletrodomésticos e tudo que não estiver em uso. Deixe o mínimo de coisas sobre armários e bancadas.

Se tiver fruteira, verifique se não há frutas velhas ou estragadas que possam atrair moscas.

A Silvia Modena recomenda que se coloque uma planta verde, para que traga aconchego e que seja um ponto focal interessante.

Nunca deixe pratos sujos na pia, nem mesmo louça, ainda que lavadas no escorredor. O chão da cozinha deve estar sempre muito limpo!

Se o piso estiver velho ou comprometido, considere a substituição ou reparo. Pode ser que com um pequeno investimento, você mantenha um bom valor no seu imóvel.

Uma dica simpática da Sílvia Modena, é deixar uma jarra com água gelada, alguns copos e guardanapos sobre uma bandeja, caso alguém queira se servir.

Os banheiros são espaços que pedem atenção redobrada.
Leia as dicas para não passar aperto.

Esse é um ambiente que requer completa higienização.

Deve-se também eliminar o máximo de itens pessoais expostos. Mantenha a pia, bancadas e prateleiras com o mínimo de produtos, objetos e eletroportáteis (secadores, chapinhas, depiladores, barbeadores, etc.).

Atenção para os detalhes:

- Cestos de lixo limpos e vazios;

- Box, espelhos, ralos e chão limpos;

- Saboneteiras limpas e com sabonetes novos ou líquidos;

- Se os rejuntes estiverem velhos e não for possível eliminar o bolor, considere reaplicá-los;

- Repare ou substitua torneiras com vazamentos;

- Mantenha tampas de vasos sanitários fechados e uma toalha de mão seca.

- As toalhas dos moradores devem estar guardadas e não expostas.

Confira as dicas para garagens, depósitos, sótãos e porões.

A dica da Silvia Modena para esses lugares, além de mantê-los limpos e em bom estado de conservação, é para que dispense tudo o que não for usar.

- Doe o que pode ser útil para outra pessoa;

- Livre-se de caixas, jornais, objetos velhos, latas com resto de tintas, etc;

- Desobstrua passagens;

- Se houver necessidade, coloque prateleiras para colaborar com a organização;

- Garanta que as lâmpadas estejam funcionando corretamente.

Confira as dicas para o seu jardim, sacada e/ou piscina.

Capriche na hora de aparar gramas e plantas, retire o resto de folhas e matos daninhos, gravetos e outros resíduos.

Desobstrua a sacada, não deixe esse lugar com cara de depósito. Organize e mantenha vasos e floreiras limpas e bem cuidadas.

As piscinas devem ficar sempre limpas, sem logo, folhas e etc. Se o imóvel estiver vazio, mantenha a piscina coberta.

Saiba quais são os cuidados especiais com os animais de estimação.

Só quem tem animal de estimação sabe o quanto eles são parte da família. Porém, lembre-se que eles são seus e não precisam entrar em contato com o possível comprador do imóvel.

O ideal, indica Silvia Modena, é passear com o animal quando houver alguma visita agendada. Pois o comprador, pode não gostar de animais, além de tirar a atenção do visitante, dispersando do assunto e do motivo da visita.

Lista básica de verificação e reparos gerais.

- Consertar torneiras e descargas de banheiros;

- Reparar vazamentos e infiltrações;

- Trocar lâmpadas e verificar instalações elétricas;

- Verificar aparelhos aquecedores, ar condicionado, encanamento de gás;

- Após tempestades, verificar se não houve danos em telhados;

- Limpeza e higienização de caixa d´água semestralmente;

- Inspecionar se não há infestação de pragas (cupins, formigas, etc);

- Inspecionar se não tem buracos, rachaduras ou escoamentos inadequados;

- Limpar áreas externas como corredores e quintais;

- Verificar se não há bolor e providenciar pintura se houver;

- Aplicar impermeabilizante em telhados e paredes expostas;

- Limpar e verificar dobradiças de portas e janelas;

- Aspirar e limpar carpetes e cortinas;

- Pintar e reparar cercas e muros;

- Verificar se não há tijolos quebrados e/ou azulejos, pisos soltos em quintais, muros e lareiras. Trocar se necessário.

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